23/04/2022 – Trabalhadores enfrentam confusão para assinar contrato na Prefeitura de João Pessoa
g1 PB
Pessoas que estiveram no local relataram fila longa, falta de orientação e uso de spray de pimenta para dispensar pessoas no local.
Funcionários da Prefeitura de João Pessoa se aglomeraram no Centro Administrativo da capital, na manhã deste sábado (23), durante um tumulto causado por conta de cadastramento de funcionários em uma empresa terceirizada. Pessoas que estiveram no local relataram confusão, uma longa fila de espera e desorganização.
Uma prestadora de serviço que não quis ser identificada informou ao g1 que ela chegou por volta das 6h30 no local e às 11h, ainda não tinha sido atendida. Ela relata cerca de 500 pessoas na frente dela na fila.
Os prestadores de serviço ficaram na chuva e sem pessoas para prestar orientações no local, com a presença de ratos e outros roedores no arredores.
Segundo a funcionária, a prefeitura apenas informou que realizaria o cadastro neste sábado, das 8h às 17h e que eles deveriam comparecer na data e horário, munidos do CPF, RG e cartão da conta bancária, sendo imprescindível para o recebimento do salário no final do mês.
Alguns servidores relataram à TV Cabo Branco que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) teria usado spray de pimenta para conter a confusão no Centro Administrativo.
O comandante da GCM, Vitor Freire, negou o uso de spray de pimenta no local.
“Nós estamos conferindo se houve mas a orientação não é utilizar força, apenas em momentos de distúrbio civil, são trabalhadores, nossos parceiros, então com certeza não é verídico o fato. no momento da chuva as pessoas quiseram entrar em um local protegido, então houve maior aglomeração. Reforçamos a área com mais guarda, mas a guarda civil está prezando pela civilidade, com tranquilidade e organização, não havendo aplicação de força”, disse à TV Cabo Branco.
“A empresa terá as informações sobre os pagamentos, a fonte pagadora vai tentar equacionar a mudança. O pessoal veio preocupado em receber o salário, mas até até a quarta-feira.”
A prefeitura informou por meio de nota que o processo se dá em cumprimento à Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Ministério Público da Paraíba, que determina a redução do número de prestadores de serviço e a terceirização.
A atual gestão realizou licitação para contratar uma empresa responsável pelos serviços de limpeza, portaria e merenda. A empresa baiana Exemplar Service venceu o processo licitatório e os 2.508 prestadores de serviço das três áreas migraram para os quadros da Exemplar.
Neste sábado (23), como parte deste processo de migração para o quadro de funcionários da empresa, ela está realizando um cadastramento destes profissionais.
“O objetivo é que eles sigam recebendo seus salários no mesmo dia que os demais servidores da Prefeitura, ou seja, no último dia útil do mês e não até o 5° dia útil do mês subsequente, como praticado em empresas privadas”, disse a nota.