25/08/2017 – Licitações serão transmitidas ao vivo pela internet
Engeplus
Com o objetivo de aumentar a transparência, a Prefeitura de Criciúma transmitirá os processos de licitações ao vivo via internet. A medida atende a lei ordinária n° 6.755, de 18 de julho de 2016, que dispõe sobre a transmissão ao vivo, via internet, de todas as licitações realizadas nos Poderes Executivo e Legislativo de Criciúma. Realizadas através da plataforma de distribuição digital de vídeos YouTube, as transmissões podem ser acessadas pelo site da Administração Municipal. A primeira transmissão ocorreu nesta sexta-feira, dia 25, em solenidade organizada na Sala de Licitações da Prefeitura de Criciúma, no bairro Ceará.
De acordo com o diretor de Tecnologia da Informação (TI) do Governo de Criciúma, Tiago Ferro Pavan, um estudo de viabilidade técnica e financeira foi elaborado para verificar a melhor forma de realizar as transmissões. “A primeira opção era terceirizar os serviços, porém os custos seriam altos, sendo aproximadamente R$ 950 por dia de transmissão. Então, optamos pela própria equipe da Administração Municipal realizar os serviços. Gastamos apenas com a aquisição de equipamentos”, relata. “Adquirimos uma câmara para capturar as imagens em plano aberto e um microfone com grande captação. Utilizamos software de licenças gratuitas e, os outros equipamentos, aproveitamos os já existentes do patrimônio da Prefeitura de Criciúma. A Diretoria de TI vai capacitar os funcionários da Diretoria de Logística para realizar as transmissões”, completa Pavan. O investimento foi de R$ 1,1 mil.
Os vídeos das transmissões ficarão armazenados e poderão ser acessados através do site da Prefeitura de Criciúma. A primeira transmissão ao vivo contemplou o pregão presencial para aquisição e instalação de aparelhos de ar condicionado para atendimento à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Próspera. “As transmissões online começam na abertura dos envelopes, passam pela verificação dos requisitos e se estendem até o julgamento e classificação das propostas”, finaliza Pavan.
Colaboração: Émerson Justo / Prefeitura de Criciúma