CUIDADOS NA MONTAGEM DA PASTA DE DOCUMENTAÇÃO PARA PARTICIPAR DE LICITAÇÃO
Felipe Boselli
OAB/SC 29.308
Dezembro de 2016
Ao preparar a documentação de habilitação para participar das licitações, os concorrentes devem estar atentos a alguns detalhes que minimizam a possibilidade de ter surpresas desagradáveis quando da análise desse material pela comissão de licitação ou pelo pregoeiro.
Além, é óbvio, de estudar muito bem o edital, para verificar todas as exigências e atendê-las rigorosamente, não deixando de juntar nenhum documento, dentro da validade e nas condições estabelecidas no instrumento convocatório, é bastante interessante que na pasta com os documentos tenha um índice indicando os números das folhas de todos os documentos e os números dos respectivos itens do edital.
O índice e a numeração de todas as folhas é uma excelente ajuda para conferência da documentação pelo próprio licitante, evitando o esquecimento de algum documento. No final da pasta é conveniente incluir um termo de encerramento informando o número total de folhas daquela pasta.
Uma montagem com esses cuidados passa para a Administração uma imagem de empresa organizada, o que sempre é interessante, mesmo nos processos licitatórios em que o julgamento deve ser objetivo, além de auxiliar a empresa a evitar equívocos e ser inabilitada.