01/08/2014 – Uberaba lançará pacote com quatro parcerias público-privadas neste ano
Folha de S. Paulo
Maria Cristina Frias
A Prefeitura de Uberaba, no Triângulo Mineiro, planeja buscar na iniciativa privada recursos para quatro diferentes projetos nas áreas de lixo, transporte, saúde e educação, apontados como prioritários por um estudo da FGV encomendado pela cidade.
Os editais de consulta para as quatro PPPs (parcerias público-privadas) foram lançados pelo município, mas a definição dos valores que serão aportados pelas empresas ocorrerá apenas após a modelagem dos contratos.
“São projetos que a prefeitura não teria orçamento para fazer e que demorariam muito mais tempo, devido à burocracia”, afirma Glauber Faquineli, secretário de Projetos e Parcerias Intersetoriais do município.
O pacote prevê a construção de um novo terminal rodoviário, pois o atual opera em capacidade máxima, e de uma usina de resíduos sólidos para tratamento de lixo e geração de energia.
A prefeitura também procura parceiros para a construção e a gestão de escolas e de unidades de saúde.
“Tamanho, local, valor das obras e viabilidade econômica às empresas ou consórcios vencedores serão conhecidos em outubro, após a conclusão dos estudos.”
O relatório apontou outras obras e serviços que podem receber investimento de capital privado, entre eles a construção de um aeroporto internacional de cargas e de um parque tecnológico, além da gestão do hospital regional e de cemitérios.