G1
Ellyo Teixeira
Prefeito Firmino Filho diz que já há financiamento do PAC para obras.
Integração das linhas continua, mas passará por alguns ajustes.
A polêmica e aguardada licitação no transporte público de Teresina acontecerá ainda este ano. A afirmação foi feita pelo prefeito Firmino Filho nesta quarta-feira (2). Ele disse ainda que já há financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) garantido para implantar o plano de mobilidade urbana.
De acordo com Pang Yen Shiao, que assumiu a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), a integração das linhas, deixada pela administração passada, deverá continuar, mas passará por alguns ajustes.
“Nós vamos melhorar o que já foi feito. Alguns problemas já foram identificados e os ajustes serão feitos para melhorar o sistema”, disse Pang Yen Shiao.
O superintendente disse ainda que a nova equipe já está fazendo um estudo para avaliar a instalação dos terminais de embarque e desembarque de passageiros em Teresina e verificar se os recursos já estão assegurados para as obras que ainda não têm previsão de início.
O Sistema Integrado de Transporte de Teresina (SITT) completa um ano nesta quarta-feira. Várias mudanças aconteceram com a implantação do sistema. Uma delas foi com relação à tarifa, já que o usuário pega o ônibus no bairro (linha de origem) pagando uma passagem no valor de R$ 2,10 e tem o período de uma hora e meia para pegar o próximo ônibus (linha de destino), sem pagar pela segunda passagem. Os estudantes pagam a meia passagem no valor de R$ 1,05.
De acordo com último levantamento da Strans, apenas 2,1% dos usuários utilizavam o benefício da integração das linhas de ônibus. Dos 7 milhões de usuários mensais do sistema, apenas 200 mil são atendidos pela integração.