g1 Goiás e TV Anhanguera
Danielle Oliveira e Giovana Dourado
Com isso, o Corpo de Bombeiros passa a poder solicitar recursos para o combate ao fogo de forma mais rápida, sem precisar de licitação, por exemplo. Veja as cidades em situação de emergência.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu a situação de emergência em oito cidades goianas nas regiões norte e nordeste atingidas por incêndios florestais. Com isso, o Corpo de Bombeiros passa a poder solicitar recursos para o combate ao fogo de forma mais rápida e eficaz. As cidades são:
Alto Paraíso de Goiás
Cavalcante
Colinas do Sul
Guarani de Goiás
Nova Roma
São Domingos
São João D’Aliança
Teresina de Goiás
A portaria nº 2.731 foi publicada no Diário Oficial da União na sexta-feira (2). Com isso, o estado fica apto a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada.
O coordenador da Operação Cerrado Vivo do Corpo de Bombeiros, coronel Hélio Cristiano do Carmo, conta que essa medida torna o trabalho da corporação mais eficiente.
“Permite que o Corpo de Bombeiros promova ações de forma mais célere, visando combater esses incêndios. Quais são elas? Compras diretas, sem necessidade de licitação, nos permite adentrar propriedade particulares para fazer resgate de pessoas ou bens materiais. De uma maneira geral, torna célere a pratica mais rápida para o combate a incêndio de vegetação”, disse.