Correio Braziliense
Marcelo Tokarski
O GDF vai lançar nos próximos dias os dois primeiros editais para a construção de hospitais por meio de parcerias público-privadas (PPPs). O objetivo é iniciar até junho as obras do novo Hospital do Gama e de outro especializado em traumatologia, que será erguido ao lado do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). O primeiro terá 500 leitos, enquanto o segundo abrigará 250 pacientes, sendo 50 deles em unidade de terapia intensiva (UTI).
O governador Agnelo Queiroz explica que, por meio das PPPs, as vencedoras da licitação vão construir as unidades de saúde e equipá-las. Em contrapartida, ao longo de 25 anos, vão administrar serviços como segurança, lavanderia e alimentação. O corpo clínico será formado por profissionais da própria Secretaria de Saúde do DF. No Gama, atuarão médicos e enfermeiros hoje lotados no hospital público da cidade. No caso do Hospital de Traumatologia, devem ser contratados 1,5 mil servidores. “Esperamos entregar pelo menos um dos hospitais até o fim de 2014”, afirma Agnelo.
Na licitação, ganha quem oferecer o menor preço. Diferentemente do Hospital Regional de Santa Maria, que, no governo passado, chegou a ter a gestão terceirizada para uma organização social, no caso dessas duas PPPs, a administração ficará a cargo da Secretaria de Saúde.