05/09/2013 – Vereador questiona contratos sem licitação com doadoras do prefeito
Jornal de Hoje
O vereador Deodato Ramalho (PT) solicitou, ontem, na Câmara Municipal de Fortaleza, esclarecimentos à Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) sobre a contratação de empresas para a realização de serviços de limpeza urbana. O vereador levantou questionamentos diante da dispensa de licitação para contratar três empresas, duas delas doadoras de campanha do prefeito Roberto Cláudio (PSB).
O petista afirmou que a SCSP contratou as empresas Maciel Construções e Terraplanagens, Construtora Samaria e Construtora Marquise, neste ano. “As empresas (Samaria e Maciel) constam na lista de doadores da campanha de RC”, disse o vereador, que afirmou ter alertado sobre o caso, em abril, em mensagem cifrada, publicada no jornal O Estado.
Deodato ressaltou que o fato de uma empresa ter sido doadora de campanha signifique que o gestor fará manobras para beneficiá-las. “O estranho é o fato de que são empresas que não atuam nessa área, são empresas de construção civil”, ressaltou o parlamentar.
A Prefeitura afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que não houve critério político na contratação. “Com a chegada da estação chuvosa, a Prefeitura não tinha outro recurso se não a dispensa de licitação para garantir a execução dos serviços”, justificou.
O POVO entrou em contato com a Marquise, mas não obteve retorno. Na Maciel, um funcionário afirmou que os donos não estavam no local e não havia possibilidade de contato por celular. A empresa Samaria não atendeu as ligações.