07/08/2015 – MP faz operação contra empresas suspeitas de fraudar licitações no RJ
R7
Investigações começaram a partir de pregão em que empresas foram contratadas em 2007
Sócios, administradores, funcionários e sedes de quatro empresas são alvos de uma operação do MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) na manhã desta sexta-feira (7). De acordo com a promotoria, agentes da Coesf (Coordenadoria de Combate à Sonegação Fiscal), com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência, cumpriam mandados de busca e apreensão nas empresas Translar, Arkitec, Rotac e Contemp.
De acordo com o MP, essas empresas fariam parte de um esquema de fraude em procedimentos licitatórios realizados pela Emusa (Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento de Niterói) que resultaram na contratação sistemática do mesmo grupo de empresas que, segundo o MP, não tem representatividade ou relevância no mercado que atuam. A promotoria informou que esse processo dura mais de uma década.
As investigações começaram a partir da análise de um pregão realizado pela Emusa em 2007, do qual participaram as empresas Cael, Arkitec, Mauad, Brascon, Rotac, FRJ e Translar. Para o Ministério Público, nesse processo ficou provado que as empresas têm vínculos, alguns baseados em laços familiares.
O MP também obteve na Justiça a quebra dos sigilos bancários, fiscal e telefônicos de pessoas físicas e jurídicas relacionadas às empresas investigadas.