08/04/2011 -Mercado de compras públicas é boa opção para MPEs
Agência de Notícias Sebrae MG
Ricardo Guimarães
Apenas 0,5% de MPEs mineiras participa de licitações do governo do Estado
A pesquisa Avaliação sobre Compras Governamentais do Estado de Minas Gerais realizada pelo Sebrae-MG e divulgada nesta sexta-feira, 8/4, revela que 66,5% das micro e pequenas empresas (MPEs)mineiras fornecedoras do governo do estado estão satisfeitas com a pontualidade no pagamento.
Os dados também apontaram que o mercado de compras públicas é mais utilizado por empresas que estão no mercado, em média, há 11,9 anos.
Comércio e serviços são os setores econômicos que possuem maior representatividade no mercado de compras governamentais. Somadas, essas MPEs representam 94,8% das empresas pesquisadas. Grande parte dos pequenos empreendimentos que vendem ao estado, também participa das licitações municipais (69,4%) e federais (59,1%).
A internet (70, 6%) e o email (64,4%) são os mecanismos de divulgação mais utilizados para buscar informações sobre as licitações do governo. Cerca de 60% dos entrevistados disseram que as formas de divulgação das licitações do estado são boas ou muito boas. O credenciamento/cadastramento no portal de compras estadual foi apontado como fácil ou muito fácil por 60% dos pesquisados.
Os números também mostram que a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas é mais conhecida que as legislações específicas que tratam de licitações. Quase 70% dos pequenos negócios consideram que o processo licitatório melhorou para as MPEs após a regulamentação da Lei Geral.
Participaram da coleta de dados 337 do total de 2.767 MPEs mineiras que fazem parte do Cadastro Geral de Fornecedores do Estado de Minas Gerais e que participaram de licitações públicas do governo em 2009 e 2010. A pesquisa completa está disponível no site www.sebraemg.com.br.