O Globo
Manoel Ventura
Petrobras formaliza direito de preferência em três áreas do pré-sal
BRASÍLIA — O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) alterou, nesta quinta-feira, o planejamento das rodadas de licitações para exploração de petróleo e gás. As mudanças envolvem os leilões de pré-sal e áreas fora dessa camada, e visa a aumentar a competitividade das licitações, segundo o ministério de Minas e Energia.
Na 4º rodada de licitação de blocos do pré-sal, sob o regime de partilha, foi incluída uma área ao sul do prospecto de Uirapuru na Bacia de Santos. A licitação está prevista para ocorrer em maio.
O conselho decidiu incluir também setores na Bacia de Sergipe-Alagoas e na Bacia de Pernambuco-Paraíba na 15º rodada de licitações de blocos exploratórios, sob o regime de concessão, cujo leilão está programado para maio de 2018.
O CNPE também antecipou para a 15º rodada uma área da Bacia de Campos, e postergou, também na Bacia de Campos, uma área para 16º Rodada de Licitações, programada para o segundo semestre de 2019.
PETROBRAS
Na reunião desta quinta-feira, a Petrobras também formalizou que exercerá direito de preferência em três áreas na segunda e na terceira rodada de licitações do pré-sal, programadas para ocorrer em outubro. A estatal já havia informado que exerceria o direito de preferência para essas áreas. O governo federal espera arrecadar R$ 7,75 bilhões a título de bônus de assinatura dos contratos, caso as oito áreas ofertadas sejam arrematadas.
A companhia participará dos leilões com a fatia mínima de 30% em cada área. A petrolífera optou por exercer o direito de preferência da área adjacente ao campo de Sapinhoá, na 2ª rodada. E por Peroba e Alto de Cabo Frio Central, na 3ª rodada.