10/09/2022 – Governo ‘desperdiçou’ mais de £ 800 milhões escolhendo EPI de uso único em vez de alternativa mais verde
G7
O governo poderia ter economizado cerca de £ 1 bilhão em dinheiro dos contribuintes se tivesse concordado em emitir aventais de proteção multiuso para a equipe do NHS em vez de uso único, O Independente foi dito.
A análise apresentada aos funcionários de Whitehall e do NHS na primavera de 2020 mostra que, em um único mês, a indústria manufatureira britânica poderia ter feito três milhões de vestidos que poderiam ser usados novamente pelos funcionários e lavados até 100 vezes.
Esse fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPI) teria durado os dois primeiros anos da pandemia e, nesse processo, economizado mais de £ 800 milhões, segundo números e estimativas compilados pela Textile Services Association (TSA), que representa lavanderias que abastecem o NHS.
Mas o governo finalmente aprovou o lançamento em massa de aventais de uso único – apesar dos custos gerais mais altos e da maior pegada de carbono.
Uma análise separada encomendada pelo Gabinete do Gabinete mostra que a produção de carbono associada à fabricação, transporte, uso e descarte de um vestido de uso único fabricado no Reino Unido é 1164% maior do que o de um vestido multiuso.
Estima-se que 460.000 aventais de uso único estavam sendo usados e depois jogados fora pela equipe todos os dias durante o primeiro pico da pandemia, de acordo com estimativas da TSA.
Centenas de milhares de aventais de uso único foram usados e jogados fora durante o primeiro pico da pandemia
David Stevens, executivo-chefe da TSA, disse: “Olhando para os números, você não pode dizer que esta não foi uma solução muito melhor. É metade do dinheiro, uma pegada de carbono 1.000% menor, muito mais robusta. É tudo em terra, bom para o Reino Unido, feito na Grã-Bretanha. Não há uma caixa que não marque.
“Nós só precisávamos no pico de três milhões de vestidos porque você os pega toda semana, você os lava e os envia de volta.
“Um compromisso único com uma solução multiuso teria durado dois anos e, mesmo assim, poderia colocá-los de volta no armazenamento em um armazém razoavelmente pequeno, pronto para um próximo surto potencial”.
A TSA participou de discussões sobre aventais multiuso com funcionários do Gabinete, Departamento de Saúde e Assistência Social (DHSC) e NHS Improvement.
Afirma que sua estratégia foi elevada a ministros, mas nunca posta em prática. Em vez disso, o governo confiou em fabricantes estrangeiros e britânicos para produzir vestidos de uso único em massa.
As fábricas no Reino Unido que receberam contratos para os vestidos de uso único tinham o equipamento e os meios para fazer vestidos de uso múltiplo, disse a TSA. Em alguns casos, as fábricas tiveram que redesenhar sua oficina para desenhar os vestidos.
Cerca de 20.000 funcionários da lavanderia foram mantidos em casa em licença durante grande parte da pandemia, mas poderiam ter sido obrigados a lavar roupas multiuso toda semana, disse Stevens, acrescentando que isso manteria um segmento da economia funcionando.
As estimativas sugerem que os membros da TSA precisariam lavar 2 milhões de aventais por semana durante os períodos mais exigentes da pandemia. Apesar das preocupações do governo sobre a capacidade de atender a essa demanda, o setor tem capacidade para lavar até 50 milhões de vestidos por semana, disse Stevens.
A TSA suspeita que a estratégia do vestido de uso único foi adotada, pois se mostrou mais lucrativa para as empresas com vínculos pessoais com o governo.
“Os fabricantes de vestidos existentes no Reino Unido estavam sendo totalmente ignorados porque não tinham conexões com o governo”, disse Stevens. “Muitos negócios estavam sendo feitos com fabricantes de uso único sem um processo de licitação justo e aberto.”
Ele disse que uma das principais razões pelas quais as conversas com o governo fracassaram foi porque os consultores e funcionários de Whitehall envolvidos nas discussões continuaram mudando de função na primavera de 2020.
“Havia vários indivíduos em cada uma dessas agências governamentais que entendiam os benefícios de uma estratégia reutilizável sustentável e econômica”, acrescentou Shyju Skariah, diretor de programas e projetos da TSA. “No entanto, o sistema de compras públicas não foi projetado com flexibilidade suficiente para gerenciar um momento de crise.
“Todo mundo estava comprando em pânico e alguém disse que precisamos de aventais de proteção e precisamos de 460.000 por dia. [Then-US President] Trump estava tentando comprar todo o tecido do mundo. Então havia uma espécie de pânico lá fora.”
Um porta-voz do DHSC disse: “Para salvar vidas, concentramos nossos esforços, recursos e atenção no fornecimento de EPI. Continuamos a apoiar os esforços que fizemos no auge da pandemia inicial para priorizar e proteger nossa equipe na linha de frente”.
O DHSC disse que recebeu uma “resposta extraordinária” ao seu “chamado às armas para novos fornecedores de EPI” em abril de 202 e “entregou mais de 19,8 bilhões de itens de EPI para proteger nossos trabalhadores da linha de frente” – um quinto dos quais foi fornecido por 30 UK empresas baseadas.
O porta-voz acrescentou: “É enganoso sugerir que os fornecedores foram priorizados por causa de conexões políticas”.