Metrópoles
Mirelle Pinheiro e Carlos Carone
A ação mobilizou 70 policiais federais e dez servidores da CGU. As equipes cumpriram 16 mandados de busca e apreensão
A Polícia Federal, em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU), deflagrou a Operação Livro Oculto na manhã desta sexta-feira (11/03). A corporação apura fraudes, exigências e pagamentos de propinas a servidores públicos decorrentes de procedimento de licitação para aquisição de livros didáticos em Beberibe (CE), entre os anos de 2019 e 2020.
A ação mobilizou 70 policiais federais e 10 servidores da CGU. As equipes cumpriram 16 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 15ª Vara da Justiça Federal, nas casas dos investigados localizadas nas cidades de Fortaleza (CE), Caucaia (CE), Maracanaú (CE), Pindoretama (CE), Iguatu (CE) e Jucás (CE).
As investigações tiveram início em junho de 2020. O trabalho conjunto da PF e CGU identificou indícios de esquema criminoso envolvendo pagamento de propina a servidores públicos, empresas de fachada; sobrepreço, superfaturamento dos bens licitados e lavagem de dinheiro decorrente de desvios de recursos públicos federais em licitações para aquisição de livros didáticos.
Apurou-se que os investigados atuam em outros processos licitatórios no estado do Ceará e já foram indiciados em inquéritos policiais por crimes similares.
A PF informou que as investigações continuam com análise do material apreendido e do fluxo financeiro dos suspeitos. Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de lavagem de dinheiro, fraudes em licitações, associação criminosa, corrupção ativa e passiva.