12/02/2011 – Estaleiro vence licitação de sete navios sondas
Folha de Pernambuco
Rochelli Dantas
Embarcações para Petrobras serão usadas em poços no Pré-Sal
O Estaleiro Atlântico Sul (EAS), localizado no Complexo Industrial Portuário de Suape, venceu a licitação para a construção de sete navios sondas da Petrobras. Este foi o primeiro pacote integrante de um total de 28 unidades de perfuração marítima, para atendimento ao programa de perfuração de longo prazo da Petrobras. De acordo com a Petrobras, o preço vencedor foi de US$ 4,6 bilhões (cerca de US$ 662 milhões por sonda). As sondas serão utilizadas prioritariamente em poços no Pré-Sal. A previsão de entrada em operação é 2015. As demais 21 sondas também serão produzidas no País.
O próximo passo para oficialização do negócio será a assinatura do contrato que será firmado entre a Sete Brasil S.A (Sete BR) e o EAS. A Sete BR é uma empresa constituída pelo Fundo de Investimentos em Participações – FIP Sondas, gerido pela Caixa Econômica Federal (CEF), que detém 90% da empresa e terá como quotistas investidores de mercado, incluindo fundos de pensão e bancos de investimentos brasileiros. A Petrobras deterá 10% das ações.
Para a construção, a previsão é de abertura de 32 mil postos de trabalho, diretos e indiretos, em oito anos. Na fase de operação, serão 10 mil empregos (diretos e indiretos), para 10 anos.
Atualmente, o Estaleiro conta com cerca de 5,2 mil funcionários. A carteira atual do EAS é integrada por 22 navios petroleiros (14 do tipo Suezmax e 8 Aframax), sete navios sondas e um casco de plataforma (a P-55, da Petrobras). Ocupando uma área de 160 hectares, a planta tem capacidade instalada de processamento da ordem de 160 mil toneladas de aço por ano. Recentemente, a Petrobras decidiu cancelar licitação em curso destinada à contratação de até duas sondas de perfuração em função dos preços apresentados, não-vantajosos.