13/12/2019 – Polícia Federal faz operação contra pagamentos de propina e fraudes em licitações da Sanepar
G1 PR — Curitiba
Operação Águas Claras cumpriu oito mandados de busca e apreensão em Curitiba e Cascavel, nesta sexta-feira (13).
Uma operação da Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta sexta-feira (13), oito mandados de busca e apreensão, em Curitiba e em Cascavel, no oeste do Paraná.
Segundo a PF, a ação recebe o nome de Operação Águas Claras, e apura crimes envolvendo pessoas ligadas à Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
A operação investiga fraudes em licitações de obras de esgoto. Segundo a PF, representantes de uma empresa pagaram R$ 700 mil a um funcionário da companhia, em troca de vantagens indevidas.
As investigações também apontaram supostos pagamentos de propina no valor R$ 200 mil pela mesma empresa para a Sanepar. O montante foi disfarçado como se fosse investimento em publicidade e patrocínio, segundo a PF.
Nesta sexta-feira, conforme a polícia, foram cumpridos dois mandados em Cascavel e seis na capital. As buscas foram feitas em casas de dois empresários e de funcionários e ex-funcionários da Sanepar.
A Sanepar informou que está à disposição da PF para qualquer esclarecimento e informação. Ainda ressaltou que a atual gestão não compactua com qualquer ato de corrupção.
A companhia também disse que tomará todas as providências para apurar, internamente, os fatos e possíveis condutas envolvendo empregados e fornecedores.