13/02/2014 – Licitação do transporte é alvo de investigação
Carolina Gabardo Belo
A licitação do sistema de transporte coletivo de Curitiba virou caso de polícia. A Delegacia de Crimes Contra a Economia e Proteção ao Consumidor (Delcon) abriu, nesta semana, uma investigação com base no relatório da auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCEPR), que apontou irregularidades na concorrência. A Polícia Civil, no entanto, não comenta a investigação, que corre em sigilo.
Questionado sobre o assunto, o prefeito Gustavo Fruet comentou a investigação. “É um fato novo, uma linha de investigação que vai se somar a outras frentes com relação à licitação. Isso vai ter seu encaminhamento no aspecto jurídico e policial. Da nossa parte é assegurar que o sistema funcione com qualidade e melhorando”, afirmou.
Fruet ainda confirmou que o reajuste da tarifa está programado para o dia 26 de fevereiro. “Por contrato da licitação, em fevereiro, no dia 26, tem que estabelecer o reajuste da tarifa. Estamos trabalhando com todo cuidado e transparência, dando todas as informações”, disse.
Protesto
Descontentes com a falta de ações concretas em relação ao preço da passagem, a Frente de Luta pelo Transporte e o Coletivo Tarifa Zero realizam hoje uma manifestação em frente a Prefeitura de Curitiba. Os manifestantes pretendem entregar pessoalmente ao prefeito uma carta sobre o sistema de transporte na capital. “Vamos tentar mais uma vez entregar o documento. Porque já foram três relatórios: da Urbs, da CPI e do TCE, e agora a liminar (do TCE) que constatam o superfaturamento da tarifa e o prefeito não assumiu nenhum compromisso de recalcular ou reduzir a tarifa”, explica o responsável pela comunicação da Frente de Luta, Luiz Fisher.
Negociação
Enquanto isso, o acordo entre os trabalhadores do sistema de transporte e as empresas que também influencia o reajuste da tarifa segue em impasse. Amanhã, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores (Sindimoc) tem uma reunião agendada no Ministério do Trabalho com representantes das empresas. Os resultados da reunião serão apresentados aos motoristas e cobradores em uma assembleia que deve ser marcada para a próxima semana.