14/10/2022 – PF do Maranhão cumpre mandados de busca e apreensão em distribuidora no Piauí
A 10
Jade Araújo
Além de Teresina, polícia cumpriu mandados em Parnaíba, litoral do estado
A Polícia Federal do Maranhão deflagrou nesta sexta-feira (14) a Operação Quebra Ossos e cumpriu mandados de busca e apreensão em um distribuidora de medicamentos em Teresina. Os mandados também foram cumpridos em Parnaíba e em cinco municípios do Maranhão, incluindo a cidade de Timon. Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão no Piauí.
Segundo a PF, a operação foi realizada para desarticular grupo criminoso responsável por inserir dados falsos em sistemas do Sistema Unificado de Saúde (SUS), do Ministério da Saúde, para receber repasses federais decorrentes de emendas parlamentares.
Dentre as medidas cautelares expedidas, destacam-se o afastamento de servidor público do cargo, em razão da posição que ocupava durante o período da inserção dos dados falsos nos sistemas do SUS e da formalização de parte dos contratos investigados, e a suspensão do direito dos empresários e empresas investigadas de participarem de licitações e de contratarem com órgãos públicos.
Uma vez confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por inserção de dados falsos, fraude à licitação, superfaturamento contratual, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Cerca de 60 policiais federais cumprem 16 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária, nos municípios de Igarapé Grande (MA), Lago do Junco (MA), Lago dos Rodrigues (MA), Caxias (MA), Timon (MA), Parnaíba (PI) e Teresina (PI). Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal de Bacabal (MA).