15/01/2023 – Secretaria de Saúde de SP determina ‘apuração rigorosa’ em contrato do Butantan para processar imprensa
Política Livre
A SES-SP (Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo) determinou uma “apuração rigorosa” do contrato firmado entre a Fundação Butantan e o escritório de advocacia Manssur Sociedade de Advogados.
O Painel revelou que o escritório foi contratado para processar veículos de imprensa que tiverem causado dano à instituição, além de “prejuízo à honra e à imagem pessoal” do seu presidente, Dimas Covas, de demais gestores e ex-gestores. A contratação se deu sem licitação por R$ 500 mil, mais uma “taxa de sucesso” de 15% sobre o valor de indenizações eventualmente obtidas.
Em nota, a secretaria informou ser contra esse tipo de conduta. “A SES, além de respeitar a liberdade da imprensa, é veementemente contra a utilização de recursos da Fundação ou do Instituto Butantan para o patrocínio de causas particulares dos dirigentes das entidades”, pontuou.
O contrato foi firmado em 22 de dezembro do ano passado, dias após a Folha ter publicado reportagens revelando suspeitas de irregularidades na Fundação, entre elas possível superfaturamento de R$ 161 milhões em contrato feito sem licitação com uma empresa de software, investigado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).