15/06/2017 – Câmara aprova abertura de processo de impeachment do prefeito de Montenegro
G1 – RS
Denúncia aponta crimes de responsabilidade político-administrativa em licitações. A defesa do prefeito será organizada essa semana, informou chefe de gabinete da prefeitura.
A Câmara de Vereadores de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, aprovou na quarta-feira (14), abertura de um processo de impeachment do prefeito Luiz Américo Alves Aldana. A denúncia aponta crimes de responsabilidade político-administrativa em licitações.
O pedido de cassação do mandato de Aldana, protocolado por Renato Antonio Kranz, que foi candidato a vereador em 2016, e pela advogada Eliane da Rosa, recebeu sete votos favoráveis e dois contrários.
A redação do documento também indica que Aldana se afastou de suas atividades, sem comunicar ao Legislativo, por um período de 11 dias, e teria recebido pelos dias ausentes.
“Nós estamos cientes da aprovação da Câmara e, essa semana, vamos organizar a defesa do prefeito Aldana”, comunicou o chefe de gabinete, André Oliveira.
Este não é o primeiro caso de impeachment que o município registra. Em 2015, a Câmara de Vereadores de Montenegro aprovou a cassação do mandato de Paulo Azeredo, de quem Aldana era vice-prefeito. O processo foi aberto por suspeita de irregularidade na construção de uma ciclovia na cidade. Com o mandato de Azeredo cassado, Luiz Américo Alves Aldana foi empossado como prefeito.
MP investiga fraudes
Na última semana, o Ministério Público cumpriu mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Montenegro. A operação investiga um grupo de cerca de 15 pessoas suspeitas de integrar organização criminosa, que cometia fraudes em licitações, em contratos públicos e em aditivos contratuais.