16/10/2020 – PF apreende R$ 49 mil com alvo de operação contra fraudes em recursos da saúde no Amapá
G1 AP — Macapá
Polícia Federal cumpre mandados de busca em investigação que apura ilegalidade na compra sem licitação de insumos na prefeitura de Vitória do Jari.
Três mandados de busca e apreensão são cumpridos nesta sexta-feira (16) pela Polícia Federal (PF) em Vitória do Jari e Macapá para investigar indícios de fraudes na aplicação de recursos públicos da União. O alvo da ação é a contratação com dispensa de licitação de insumos destinados ao Laboratório Municipal de Análises Clínicas de Vitória do Jari, cidade no extremo sul do estado.
Os nomes dos alvos da operação Kairós não foram informados, mas a corporação relatou que na casa de um dos investigados foi apreendido o valor de R$ 49.320 em dinheiro.
Em Vitória do Jari, as diligências ocorreram na sede da Secretaria de Saúde e em Macapá foram feitas numa empresa de distribuição de insumos hospitalares no bairro Beirol. O G1 tenta contato com a prefeitura da cidade.
“A investigação, que se iniciou a partir de relato do Conselho Municipal de Saúde de Vitória do Jari, apurou irregularidades em contratação emergencial por dispensa de licitação para aquisição de insumos”, detalhou a PF, em nota.
Comprovadas as irregularidades, os investigados poderão responder por crimes de desvio de dinheiro público, direcionamento de contratação, dispensa ilegal de licitação, falsidade ideológica, fraude à licitação e uso de documento falso.