16/10/2022 – Maranhão tem mais de 170 mil microempreendedores individuais em atividade
g1 MA — São Luís
Em todo o Maranhão, foram abertas mais de 50,6 MEIs e micro e pequenas empresas (MPEs), em 2021.
Considerada uma modalidade ágil e gratuita para a obtenção do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), os microempreendedores individuais (MEIs) têm ganhado protagonismo na economia. Só no Maranhão, mais de 170 mil microempreendedores individuais estão formalmente cadastrados.
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Nos últimos anos, os pequenos comércios, como mercados, lojas de confecções e barbearias, aparecem encadeando o processo de recuperação econômica do país, até então marcado pela fragilidade, em decorrência do período mais crítico da pandemia de Covid-19. Apenas no 1º semestre deste ano, os MEIs foram responsáveis pela geração de 72% dos empregos informais.
Em todo o Maranhão, foram abertas mais de 50,6 MEIs e micro e pequenas empresas (MPEs), resultando na ativação do mercado econômico estadual, com a criação de mais postos formais de emprego.
A empresária Glaucia Mirella, proprietária de uma loja de roupas, em São Luís, afirmou que a sua atividade na economia, como MEI, garantiu mais autonomia e estabilidade.
“Eu consigo ter essa flexibilidade de horários. Preciso de uma organização, mas eu consigo esse benefício, que é a questão de eu ser a dona do meu próprio negócio”, disse.
A formalização da atividade, para o microempreendedor individual, garante o reconhecimento de sua atividade na economia, propiciando, em paralelo, a legitimação de garantias fiscais e legais.
A gerente de Gestão em Atendimento do Sebrae, Marina Lavareda, explicou que a busca de reconhecimento de pequenos empresários enquanto MEIs possibilita mais transparência no mercado econômico, com garantias previdenciárias e fiscais.
“Além dos benefícios previdenciários, o MEI passa a ser reconhecido. Ele tem um cartão CNPJ, então ele passa a poder participar de compras governamentais; de licitações. Ele pode emitir nota fiscal, então ele pode fazer vendas mais seguras, de empresas para empresas. Então, ele ganha maior visibilidade comercial estando registrado”, finalizou.