17/07/2017 – Ex-prefeitos de Esmeraldas são presos em operação contra fraude, diz polícia
G1 MG e MGTV, Belo Horizonte
Segundo a corporação, ação investiga fraude em licitações; ao todo, 14 pessoas foram presas, entre elas ex-secretários da cidade.
Dois ex-prefeitos de Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram presos nesta segunda-feira (17) em uma operação que investiga fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva. Ao todo, 14 pessoas foram presas.
De acordo com a Polícia Civil, a operação faz parte de uma investigação contra um esquema que fraudava licitações e serviços de transporte escolar com uma empresa que fica em Brumadinho, também na Grande BH.
A polícia estima que o esquema tenha causado um prejuízo de R$ 5 milhões por ano aos cofres públicos, mas ainda não foi apurado o valor exato do desvio.
O G1 entrou em contato com a Prefeitura de Esmeraldas, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.
Mais de 180 policiais cumpriram mandados de prisão, busca e apreensão e condução coercitiva em Belo Horizonte e mais quatro cidades da Região Metropolitana. De acordo com a Polícia Civil, dois ex-secretários de Obras e um de Educação de Esmeraldas também foram presos.
A investigação da Polícia Civil e do Ministério Público aponta que as fraudes em licitações teriam começado em 2009, mas somente foram descobertas em 2015.
Foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa dos envolvidos e nas sedes das empresa de transporte que estaria envolvida na fraude. Foram apreendidos carros, documentos, joias e computadores.
Quatro pessoas foram conduzidas para a delegacia de Esmeraldas para prestarem esclarecimentos.
De acordo com o delegado Fábio Morais Werneck Neto, todos os presos serão levados para a Penitenciária Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, também na Grande BH.