19/07/2021 – Prefeito contrata o próprio consultório odontológico e ainda sem licitação no Tocantins

AF Notícias
Arnaldo Filho

Até a foto do prefeito aparece na fachada do consultório.

A Prefeitura de Colinas do Tocantins contratou o consultório odontológico onde o prefeito Josemar Carlos Casarin (PSL) trabalhava antes de assumir o cargo em 1º de janeiro de 2020. A portaria da contratação foi publicada no Diário Oficial do Município na última sexta-feira (16/7). Quem assina o documento é a secretária municipal da Saúde, Maria Selineide de Sousa Rego.

A clínica Odonto Paraná Ltda foi contratada mediante dispensa de licitação pelo valor de R$ 49 mil. O consultório fica localizado na Avenida Anhanguera, nº 1,464, centro de Colinas.

O contrato visa a prestação de serviços de confecção de próteses dentárias para suprir as necessidades do Centros de Especialidades Odontológicas (CEO).

Atualmente, a empresa está registrada apenas no nome do cirurgião Allan de Souza Carvalho, mas a enorme fachada da clínica não deixa nenhuma dúvida sobre sua relação com o atual prefeito. Até a foto do gestor aparece em destaque com o slogan ‘O dentista do povo’, seguido do bordão usado por ele durante a campanha eleitoral – ‘Dr. Kzarin, Kzarin, Kzarin’.  

Além disso, todas as pesquisas feitas no Google relativas à clínica Odonto Paraná em Colinas do Tocantins remetem ao nome do prefeito, com a identificação de Consultório Dentário Dr. Casarin.

Na contratação, a secretária da Saúde afirma que a empresa apresentou o menor orçamento e que a contratação representa “pequena relevância econômica diante da onerosidade de uma licitação”. Diz ainda que o edital foi disponibilizado no site da prefeitura visando o recebimento de propostas de preços.

DENÚNCIA NO MPTO

O caso já foi denunciado ao Ministério Público do Tocantins pelo vereador Leandro Coutinho. O parlamentar afirma que a empresa pertence ao prefeito apesar de ele não figurar como sócio.

“Estamos diante de um processo licitatório direcionado pelo prefeito Dr. Kasarin, favorecendo a sua empresa na compra de próteses odontológicas. Tal conduta evidencia a prática de ato de improbidade administrativa que causa prejuízo ao erário”, ressalta a denúncia apresentada pelo vereador.   

Dr. Kasarin foi eleito sob a bandeira da renovação política e do combate à corrupção, no pleito de novembro de 2020, com 6.202 votos (37,19% do total), derrotando o então prefeito Adriano Rabelo (MDB), que ficou com 31,59% – 5.268 votos. Outros dois candidatos estavam na disputa.

O AF Notícias solicitou esclarecimentos à assessoria da Prefeitura de Colinas e aguarda resposta.

Compartilhar :

plugins premium WordPress