19/03/2011 – CET suspende licitação que tinha edital “clonado”
Folha de S. Paulo
José Benedito da Silva
Órgão havia aberto disputa para contrato de valor recorde com o mesmo teor de concorrência de 2007
Contrato previa gasto anual de R$ 12 mi com campanhas de trânsito e seria o maior desse tipo na gestão Kassab
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) de São Paulo suspendeu uma licitação de publicidade com valor recorde -R$ 12 milhões em um ano- porque o edital era cópia quase integral de uma concorrência de 2007.
A suspensão ocorreu após a Folha questionar a semelhança entre os editais. A licitação, aberta no último dia 12, era para campanhas de educação para o trânsito em rádios, TVs e jornais.
Até a campanha sugerida pela CET “para fins de julgamento da proposta técnica” era a mesma de 2007.
É com base na formulação feita pela CET que as empresas iriam elaborar, “a título de demonstração de sua capacidade criativa”, 15 peças publicitárias para avaliação.
As agências que participaram da licitação de 2007, porém, não só conhecem a campanha proposta como apresentaram, com base nela, peças avaliadas pela CET.
A licitação suspensa também utiliza estatísticas de frota e de mortes no trânsito de 2005 -que serviram de base para o edital de 2007-, embora a CET já tenha números bem mais atualizados.
O cenário do trânsito também mudou desde então -houve o advento da Lei Seca, a criação de corredores de motos, a obrigatoriedade das cadeirinhas infantis, o rodízio de caminhões e a restrição a fretados no centro.
A concorrência ainda clona os principais temas e os tipos de mídia para exibição.
Questionada, a CET informou que, “por uma falha na revisão, foi publicada a versão anterior do texto”. O edital de 2011, no entanto, teve datas e valores atualizados (veja quadro nesta página).
No “Diário Oficial” do município, a CET suspende a licitação “sine die” (por tempo indeterminado) e alega “oportunidade e conveniência da administração”.
RECORDE
O contrato seria o de maior gasto por ano da estatal com propaganda desde 2005, início da primeira gestão do prefeito Gilberto Kassab (DEM).
A concorrência de 2007, a única feita até agora por Kassab, previa um gasto anual de R$ 6 milhões. Conquistado pela Rino Publicidade, o contrato, firmado em 2008, foi renovado e aditado sucessivas vezes e, em três anos -até junho próximo-, chegará a R$ 22,2 milhões.