G1
Fabiula Wurmeister
Segundo o Gaeco, desde 2013 esquema faturou mais de R$ 1 milhão.
Além de contratos superfaturados, prefeitura comprava remédios vencidos.
Os secretários municipais de Administração de Ibema, no oeste do Paraná, Valdir Roberto Scheifer, e de Saúde, Eunice Vieira de Lara, uma assessora e três proprietários de distribuidoras de medicamentos em Cascavel foram presos na manhã desta sexta-feira (19). Segundo o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), o grupo é suspeito de envolvimento em um esquema de fraude na compra de medicamentos.
Desde 2013, calcula-se que o grupo tenha faturado mais de R$ 1 milhão com os contratos fraudulentos. “Com a prisão dos suspeitos e a apreensão de documentos e computadores vamos fazer uma auditoria minuciosa, o que deve revelar os verdadeiros valores desviados”, comentou o delegado do Gaeco Thiago Nóbrega de Almeida.
Ainda de acordo com o delegado, o grupo atuava em várias prefeituras da região. Além do pagamento de propina e das fraudes nas licitações, as empresas entregavam menos medicamentos do que os contratados e muitos deles vencidos. A diferença nos valores, aponta Almeida, era dividida entre os membros do grupo. “E, parte destes produtos era desviada e vendida pela secretária de Saúde em farmácias locais”, apontou.
As investigações tiveram início em fevereiro, depois de denúncias feitas por um funcionário da prefeitura de Ibema, e envolvem mais suspeitos.
O G1 procurou a prefeitura de Ibema, mas até a publicação desta matérias ninguém havia retornado as ligações para comentar o caso.