19/07/2015 – PF indicia o presidente da Andrade Gutierrez e mais oito pessoas

Fantástico

Indiciamento deste domingo (19) foi por crime contra a ordem econômica, fraude em licitação, corrupção, e lavagem de dinheiro.

A Polícia Federal indiciou durante a noite deste domingo (19) o presidente da empreiteiraAndrade Gutierrez e mais oito pessoas, por crime contra a ordem econômica, fraude em licitação, corrupção, e lavagem de dinheiro. O inquérito foi resultado da 14ª fase da Operação Lava Jato.

O relatório da Polícia Federal aponta que a Andrade Gutierrez participou do cartel formado para fraudar licitações da Petrobras. O documento conclui que houve combinação de preços em quatro obras vencidas pela empreiteira.

O relatório cita a delação premiada do ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco. Ele contou que no contrato do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, no valor de quase R$ 2 bilhões houve pagamento de 2% de propina. Um por cento ficou com Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras, que cumpre prisão domiciliar. Meio por cento com políticos e meio por cento foi dividido entre o próprio Barusco e Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras que está preso em Curitiba. A propina teria sido paga em contas no exterior.

Entre os nove indiciados neste domingo (19) está o presidente da Andrade Gutierrez, Otávio de Azevedo, que está preso há um mês em Curitiba.

A polícia faz o indiciamento quando encontra provas suficientes dos crimes investigados. A PF analisou contratos, recibos de depósito no exterior e outros documentos apreendidos durante a 14ª fase da operação Lava Jato. Além de contar com os depoimentos dos delatores. Depois do indiciamento, o Ministério Público Federal tem cinco dias para apresentar ou não a denúncia à Justiça.

A Andrade Gutierrez disse que nunca participou de formação de cartel ou fraude em licitações, assim como nunca fez qualquer tipo de pagamento indevido a quem quer que seja. A empresa reafirma ainda que não existem provas que justifiquem a prisão e o indiciamento de seus executivos e ex-executivos. E disse que sempre esteve à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.

Compartilhar :

plugins premium WordPress