21/12/2018 – Prefeito interino de Nova Olinda é cassado e presidente da Câmara assume
G1 Tocantins
Em agosto o titular do cargo foi afastado por irregularidades em licitações. Agora, o interino foi cassado porque a família dele exerce a vice-prefeitura há três mandatos consecutivos.
O Tribunal Superior Eleitoral decidiu cassar, por unanimidade, o cargo do prefeito interino de Nova Olinda, Antônio Ribeiro da Silva (PP). Ele era vice-prefeito da cidade e assumiu o cargo em agosto após o títular, José Pedro Sobrinho (PDT) ser afastado. Com a medida, o comando do Executivo fica com o presidente da câmara, Nelson Araújo de Brito.
Os motivos que levaram Ribeiro e de Sobrinho a sair da prefeitura são diferentes. O ex-prefeito foi afastado teporariamente, por seis meses, por irregularidades em licitações e contratos da prefeitura, o caso segue sob investigação.
Já o prefeito interino está sendo retirado do cargo porque a família dele exerce a vice-prefeitura da cidade há três mandatos conssecutivos, o que é proibido pela legislação eleitoral.
O novo prefeito tomou posse nesta quinta-feira (20) e para o lugar dele na Câmara foi chamada a primeira suplente, Midiã Cesar. Nelson Araújo fica no cargo até fevereiro, quando José Pedro Sobrinho deve voltar.
O G1 tentou contato com Antônio Ribeiro da Silva, mas as ligações não foram atendidas.