21/05/2011 – PF prende 12 por desvios de verbas
O Povo
Sob vaias e gritos de ‘ladrão’, ‘sem-vergonha’ e ‘safado’, seis viaturas da Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota) realizaram a transferência, da Corregedoria da Polícia Civil para o exame de corpo delito e, posteriormente, para celas, de 12 acusados de envolvimento em um esquema de fraudes em licitações que envolviam recursos públicos Eles foram detidos em uma megaoperação policial na madrugada de ontem em Campinas, a 90 quilômetros de São Paulo. Outros envolvidos estão foragidos e o vice-prefeito de Campinas, também suspeito, está na Espanha, devendo retornar, possivelmente na próxima semana. A mulher do prefeito, Rosely Nassin Jorge Santos, conseguiu um habeas corpus preventivo e não foi presa.
Os 12 acusados foram detidos por uma força tarefa formada pelo Gaeco Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público Estadual e Corregedoria da Polícia Civil de Campinas, que investigam desde setembro do ano passado contratos e licitações entre empresas de segurança, conservação e limpeza com a autarquia campineira (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento S/A (Sanasa).
Dentre os detidos estão um ex-diretor e um conselheiro da autarquia, um ex-secretário de planejamento da Prefeitura de Campinas e os demais são empresários que atuaram direta ou indiretamente em empresas prestadoras de serviço.