22/04/2014 – Licitação de ônibus em Joinville fica para 2015
A Notícia
Jefferson Saavedra
Prefeitura vê necessidade de montar plano de mobilidade e vai prorrogar contrato por mais 180 dias em junho, informa o colunista Jefferson Saavedra
A primeira licitação da história de Joinville para o transporte coletivo vai ficar para 2015. Quando a concessão foi prorrogada em janeiro deste ano, a alegação foi a realização de audiências públicas para discutir mobilidade, inclusive os ônibus.
Depois, a Prefeitura reconheceu a necessidade de montar um plano de mobilidade – que também vai precisar de audiências. O documento só deve ficar pronto em janeiro ou fevereiro.
Assim, evidentemente, não haveria mais calendário disponível para realizar os encontros a tempo de lançar o edital ainda em 2014. Com essa argumentação, o contrato será prorrogado por mais 180 dias, a partir de junho.
A atual permissão, concedida sem licitação, é de 1999, durante o governo Luiz Henrique. No governo Carlito, houve a promessa em 2009 de concorrência ainda durante o mandato.
Além da UFSC, a Embarq Brasil será convidada para auxiliar na montagem das audiências sobre a mobilidade. A organização não-governamental com sede em Washington tem representação em Porto Alegre e atua na área de “soluções sustentáveis” em transporte. A participação da Embarq ainda depende de negociações.
O Ippuj já tem um calendário prévio das audiências, ainda em discussão.