23/12/2013 – Prefeitura monta sala de vidro para garantir licitações transparentes
G1
Com a medida, Prefeitura de Londrina acredita que vai reduzir corrupção.
Sala terá ainda câmeras e microfones para transmitir pela internet.
A Prefeitura de Londrina, no norte do Paraná, montou uma sala envidraçada para abrigar o setor de licitações do município. A ideia, segundo a Secretaria de Gestão, é dar mais transparência aos processos de compra de equipamentos e serviços para a cidade.
O espaço vai funcionar no prédio da própria prefeitura onde, anteriormente, existia uma agência bancária. Também serão instaladas câmeras e microfones, para que todas as negociações sejam transmitidas pela internet e possam ser acompanhadas pela população.
“A licitação tem que ser num espaço bem visível, para que todos, tanto do público, quanto do Observatório Público, quem quer que seja possa estar observando, vendo como são os nossos processos de licitação”, explica o secretário de Gestão, Rogério Dias.
A medida teve boa aceitação pelo Observatório Social, entidade criada por moradores para fiscalizar os atos da prefeitura. Nos últimos anos, a prefeitura londrinense foi alvo de diversas polêmicas em torno de escândalos de corrupção que culminaram, inclusive, no impeachement do penúltimo prefeito eleito na cidade.
Fábio Cavazoti, vice-presidente do Observatório Social, acredita que os bons fornecedores não vão sentir qualquer tipo de constrangimento ao terem que negociar com a prefeitura diante de câmeras e de uma sala de vidro. “Transparência na gestão pública é também um instrumento muito eficaz e imprescindível para a gente alcançar mais eficiência e prevenção e combate à corrupção e, em última análise, aquilo que nos interessa, que são serviços de qualidade e a um bom preço para a comunidade”, acredita.