25/12/2013 – Prefeituras fazem licitação no recesso e TCE encontra irregularidades
G1
Prefeituras de Picos e Esperantina estão com licitações para dias 30 e 31.
TCE disse que nessa época as irregularidades nos processos são maiores.
No período em que órgãos de fiscalização estão em recesso e a população envolvida com as festas de fim de ano, tem prefeituras no Piauí fazendo licitação para a contratação de serviços e compra de produtos. É nessa época que o Tribunal de Contas do Estado encontra mais irregularidades.
No Diário Oficial do Estado, a licitação da Prefeitura de Picos é para contratar uma empresa de tecnologia e comprar equipamentos de informática. O valor chega a R$ 27 mil e a data é 31 de dezembro. A Prefeitura de Esperantina marcou para o próximo dia 30 a licitação para aquisição de medicamentos. Essa mesma prefeitura tem sido alvo de denúncia, na qual um ex-secretário divulgou vídeos em que o prefeito aparece recebendo propina de um empresário para que ele seja beneficiado em uma licitação.
Para o coordenador da Força Tarefa Popular Arimateia Dantas, a coincidência é prejudicial para o correto andamento do processo licitatório. “Nós temos aí um afronto à moralidade porque a transparência, que também é um requisitido, fica prejudicada porque o Natal e Ano Novo são momentos em que a sociedade têm um foco nas festas e esquecem que estão havendo essas licitações.
Tanto o Ministério Público como o Tribunal de Contas do Estado estão em período de recesso. Segundo o diretor do Departamento de Fiscalização do TCE, Paulo César, as inspeções feitas pelo órgão costumam encontrar irregularidades em fiscalizações realizadas no feriado. “Chama atenção realmente o número de ocorrência de simulação e fraudes em licitação principalmente visando o direcionamento do vencedor”, destacou o diretor.