26/03/2022 – Licitação da merenda é questionada pela 2ª colocada
Laís Seguin
A licitação para contratar a nova empresa da merenda na rede municipal está parada, informa o CAE (Conselho de Alimentação Escolar). A presidente do conselho, Alessandra Siqueira, relata que em reunião com o atual secretário municipal de Educação, Bruno Roza, foi informada de que a segunda ranqueada no pregão, a Convida Refeições, está questionando a colocação da vencedora, a Starbene Refeições. Oficialmente, a atual gestão diz que, “quanto à licitação 48/22, os trâmites legais continuam sendo feitos dentro do prazo estipulado e, assim que a licitação for finalizada, a prefeitura irá divulgar o resultado.” A partir da data divulgada no DOM (Diário Oficial do Município), o contrato emergencial vigente com a DFA (Della Fattoria Alimentare) se encerra no dia 4 de abril.
“Perguntamos para o secretário sobre a terceirização e ele comentou que uma empresa contestou [o resultado do pregão e a licitação] está no jurídico para avaliar o que foi questionado pela segunda colocada. O secretário diz estar aguardado que [a licitação] sai o quanto antes”, informa a presidente do CAE.
STA. TERESINHA
Em matéria publicada na edição de ontem (sexta-feira) do JP, sobre falta de merenda na Escola Municipal Professora Judith Moretti Accorsi, no Santa Teresinha, a prefeitura informa que a Secretaria Municipal de Educação está analisando as informações e que serão tomadas as devidas providências. Por outro lado, a assessoria de imprensa da empresa que opera na rede municipal informa que a “referida escola tem sua merenda gerida pela própria prefeitura, não havendo envolvimento da DFA”.
DENUNCIE!
O CAE pede aos pais, estudantes, professores e demais funcionários, incluindo os terceirizados, que façam denúncias sobre problemas com a merenda pelo e-mail ‘cae.piracicaba@hotmail.com’. O conselho está auxiliando na supervisão da alimentação escolar tanto na rede municipal como na estadual.
“É muito importante que as pessoas relatem essas informações [em relação a problemas com a merenda escolar] para o CAE. Isso porque voltamos às fiscalizações presenciais a princípio nas escolas municipais, mas, também estamos acompanhando as estaduais. Todas essas reclamações são importantes para fortalecer as nossas ações. Estamos repassando as informações relacionadas às escolas do Estado diretamente para o Conselho Estadual de Alimentação. Nesta semana, o secretário Bruno Rosa recebeu o CAE no gabinete dele e foi extremamente simpático. Tivemos uma conversa muito amigável, positiva e promissora. Ele pediu ajuda do CAE para fiscalizar as escolas [municipais] a fim de melhorar a situação”, relata Alessandra Siqueira.