26/10/2016 – PF deflagra operação que apura desvios de recursos do Fundeb em Goiás
Valor Econômico
Letícia Casado
Brasília – A Polícia Federal deflagrou nesta manhã a Operação Recomeço, com o objetivo de combater crimes de corrupção, fraude em licitações e desvio de recursos públicos federais oriundos do Fundeb e destinados à compra de material escolar para rede pública municipal infantil em São Simão (GO).
As investigações começaram há um ano e constataram indícios de superfaturamento em contratos de fornecimento de materiais escolares por meio de simulação de licitação, bem como o pagamento por materiais não fornecidos em procedimentos com dispensa de licitação, informa a PF em nota.
“Tais práticas foram possíveis mediante a participação e/ou conivência de servidores públicos municipais integrantes da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de São Simão-GO e secretários municipais”, diz a nota.
Cerca de 40 policiais federais cumprem 11 mandados expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região — sendo um de prisão preventiva e nove de conduções coercitivas, em desfavor de servidores públicos municipais e sócios de empresas que atuam no ramo de comercialização de materiais escolares, além de uma medida judicial de afastamento função de servidor público federal.
Os suspeitos devem responder pelos crimes de peculato, corrupção passiva ou ativa e fraudes em licitações, entre outros.
A operação foi batizada de Recomeço em alusão ao fato de que, com a responsabilidade criminal e provável afastamento da administração pública dos envolvidos, a rede pública de educação infantil do município de São Simas (GO) terá uma nova oportunidade.