O Tempo
Luciene Câmara
Com a nova via, governo espera reduzir em 40% o tempo de deslocamento entre Ravena e Betim, de uma hora para 36 minutos
O governador Alberto Pinto Coelho (PP) assinou nesta quinta-feira (26) o edital de licitação para construção do Rodoanel Norte, que ligará a BR–381, em Ravena (distrito de Sabará), na saída para Vitória (ES), à mesma rodovia na saída para São Paulo, em Betim, ambas na região metropolitana. A previsão de conclusão da obra é em 2019, mas o valor de pedágio a ser pago na futura via – que terá 66,7 km – já está definido. Quem percorrer distâncias menores, entre uma das alças de acesso e a próxima saída, terá gasto de R$ 4,10. Já quem transitar por 30 km ou mais pagará até R$ 7,10.
O edital deve ser publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial “Minas Gerais”, com ao menos dois meses de atraso desde a última promessa. A previsão é que as obras tenham início no ano que vem.
Para calcular o pedágio a ser cobrado de cada veículo, serão distribuídas gratuitamente pela empresa etiquetas eletrônicas. Sensores instalados ao longo do Rodoanel farão a leitura da etiqueta, com a distância percorrida pelo condutor e o valor a ser cobrado.
“O edital tem a filosofia do pedágio mínimo. A pessoa pagará pelo trecho percorrido”, disse o governador. No entanto, motoristas que não tiverem a etiqueta terão que pagar R$ 7,10, independentemente da distância. Segundo o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fabrício Sampaio, o valor foi definido a partir de estudos de viabilidade econômica.
As praças de pedágio serão instaladas nas oito alças de saída do Rodoanel, como forma de não gerar congestionamento na hora do pagamento. “A vantagem é que não embola o trânsito, permitindo velocidade operacional de 110 km/h, o máximo que a lei brasileira permite”, completou Sampaio. Como em algum momento os carros terão que deixar a rodovia, todos serão taxados.
PPP
As obras e desapropriações necessárias estão orçadas em R$ 4 bilhões, custeados em uma parceria público-privada (PPP). O Estado arcará com R$ 800 milhões, e a empresa, com R$ 3,2 bilhões.
Ganha aquela que cobrar menor valor mensal de contribuição pecuniária, a ser paga pelo Estado para reembolsar os custos e investimentos da concessionária na operação do sistema. O dinheiro do pedágio também fica com a empresa.
Datas
As empresas interessadas terão até 18 de agosto para apresentar a proposta. Em Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) feito pelo governo, em 2013, oito empresas se interessaram.
Com a construção do Rodoanel Norte, o governo do Estado espera reduzir em 40% o tempo de deslocamento entre Ravena, no distrito de Sabará, e Betim, ambos na região metropolitana. A viagem que hoje dura cerca de uma hora passaria a ser feita em 36 minutos. Entre Betim e o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, o motorista gastará 30 minutos pela futura via, segundo o governo.
O Rodoanel é considerado emergencial para desafogar o Anel Rodoviário de Belo Horizonte, que tem um tráfego diário de 154 mil veículos, entre leves e pesados. A expectativa é que até 70 mil deles migrem para a alça Norte após sua construção, caindo em 48% o fluxo de caminhões no Anel.
O subsecretário de Estado de Investimentos Estratégicos, Luiz Antônio Athayde, informou ainda que, embora a obra só fique pronta em 2019, a meta é entregar o Rodoanel em partes, com conclusão do trecho entre a BRs 381 e a 040 antes do prazo final.