28/07/2018 – TCU suspende esquema suspeito de R$ 23 mi em estatal ferroviária
Diário da Amazônia
Por Diário do Poder
Licitação na estatal de ferrovias entra na mira dos auditores
O ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União, decidiu suspender o processo de licitação estimado em R$ 22,9 milhões que escolheu a empresa Niva Tecnologia para fornecer plataforma de segurança de redes, usuários e servidores à Valec (estatal de ferrovias).
A anulação decorre de representação de outra empresa licitante, A. Telecom Teleinformática Ltda, que apontou graves irregularidades. A suspeita é de que exigências técnicas do pregão serviram apenas para direcionar a licitação, além dos indícios de conluio entre empresas licitantes.
Bruno Dantas determinou ainda, em sua decisão, que tanto a Valec quanto a empresa vencedora da licitação suspeita apresentem explicações sob pena de anulação do processo licitatório.
O ministro Bruno Dantas acolheu parecer da Secretaria de Fiscalização de Tecnologia da Informação (Sefti) do TCU. A estatal de construção de ferrovias Valec é velha conhecida do noticiário de escândalos de corrupção. Seu ex-presidente José Francisco das Neves, o “Juquinha”, foi inclusive condenado a dez anos de prisão.