28/08/2011 – CGU está de olho em prefeituras do Pará

O Liberal
Evandro Corrêa

Fiscalização foi a São Domingos e fez prisões em Vitória do Xingu

A força tarefa criada pela Controladoria Geral da União, Ministério Público e Polícia Federal promete intensificar as ações em municípios do sul e sudeste paraense. A meta principal da CGU é o combate a improbidades administrativas e desvios de verbas públicas, destinadas às políticas públicas de educação, saúde, assistência social etc , assim como licitações fraudulentas, cujo objetivo é o enriquecimento ilícito de servidores públicos e empresas particulares.

A CGU já sorteou vários municípios paraenses que tiveram as contas de recursos federais auditadas, sendo que na maioria foram detectadas irregularidades de natureza grave. Na última quarta-feira, 24, o prefeito de Vitória do Xingu, Liberalino Ribeiro Neto (PTB), e seu pai, o ex-prefeito de Marechal Deodoro, foram presos por fraudes que envolveram R$ 17 milhões em recursos federais transferidos a Vitória do Xingu para aplicação em programas de saúde, educação e assistência social. Foram presos também os secretários municipais de Saúde, de Obras e de Finanças de Vitória do Xingu. Também foi realizada a busca e apreensão de documentos na prefeitura, secretarias e empresas privadas. As investigações tiveram origem em notícia crime originada dos moradores do município.

Outra investida da CGU e do Governo Federal ocorreu no município de São Domingos do Araguaia, no início de julho, onde a Polícia Federal cumpriu nove mandados de busca e apreensão. A ação faz parte da operação “Carta Marcada” e objetiva combater irregularidade em prefeituras, levando em conta o desvio de recursos públicos federais.

Além da sede da Prefeitura Municipal de São Domingos do Araguaia, os agentes cumpriram os mandados nas secretarias de Educação, Saúde, Transportes e Obras e Ação Social, além de residências de secretários municipais e escritórios de empresas contratadas pela prefeitura para a realização de algumas obras. Documentos, computadores, pen drives, DVDs e CDs foram apreendidos e submetidos à análise por peritos.

 

Compartilhar :

plugins premium WordPress