03/11/2020 – Polícia Federal faz buscas em Pelotas sobre supostos desvios de verba para hospital de campanha no Ceará
Guaucha ZH
Frederico Feijó
A investigação policial apontou prejuízos aos cofres públicos superiores a R$ 7 milhões
A Polícia Federal (PF) do Ceará deflagrou na manhã desta terça-feira (3) operação para apurar desvios de recursos que seriam utilizados na construção de um hospital de campanha em Fortaleza. A investigação policial apontou prejuízos aos cofres públicos superiores a R$ 7 milhões. São cumpridos 27 mandados de busca e apreensão na capital cearense e nas cidades de São Paulo e Pelotas. A PF não divulgou os locais nem quantos mandados são cumpridos no município gaúcho.
A Operação Cartão Vermelho é consequência de inquérito instaurado em junho de 2020 para apurar crimes de corrupção, desvio de recursos públicos federais e fraude em procedimento de dispensa de licitação na construção do hospital de campanha montado no Estádio Presidente Vargas.
A investigação apura indícios de fraude na escolha da empresa contratada em dispensa de licitação, compra de equipamentos de empresa de fachada, má gestão e fiscalização da aplicação dos recursos públicos no hospital de campanha e sobrepreço nos equipamentos adquiridos, comparando-se com outras aquisições nacionais sob mesmas condições no contexto de crise pandemia.
A PF apontou indícios de atuação criminosa de servidores públicos da secretaria municipal de saúde de Fortaleza, gestores e integrantes da comissão de acompanhamento e avaliação do contrato de gestão, dirigentes de organização social paulista contratada para gestão do hospital de campanha e empresários.