05/01/2021 – Prefeitura de Rondonópolis (MT) pretende assumir gestão do transporte coletivo e faz licitação para comprar 50 ônibus
G1 – TV Centro América
Emerson Sanchez
Prefeitura decretou situação de emergência no setor e estendeu o contrato com a concessionária que presta o serviço até junho. Nos últimos anos, município lançou três licitações, mas os processos foram suspensos.
Por
A Prefeitura de Rondonópolis, na região sul do estado, pretende municipalizar o serviço de transporte e está realizando uma licitação para a compra de 50 ônibus novos. Cinco empresas se interessaram em participar.
A licitação tem custo estimado de R$ 27,9 milhões, mas o processo licitatório, na modalidade pregão eletrônico, ainda não terminou.
Para que a população não fique sem transporte coletivo, a prefeitura decretou situação de emergência no setor e estendeu mais uma vez o contrato com a concessionária que presta o serviço.
Numa reunião realizada nessa segunda-feira (4) entre o representante da concessionária e a prefeitura ficou acordado que o serviço será mantido até junho de forma emergencial, mas que vem ocorrendo desde 2014.
No decreto de situação de emergência do transporte, a prefeitura menciona que nos últimos anos foram realizadas três licitações para fazer a concessão do serviço público de transporte coletivo, mas que todas as tentativas não deram certo, porque foram suspensas pela Justiça por irregularidades nos editais.
Por causa disso, foi decretada a situação de emergência no sistema de transporte coletivo.
Esse decreto foi publicado no dia 31 de dezembro de 2020 e vai até 30 de junho de 2021.