30/07/2021 – Justiça determina afastamento de dois secretários de Cuiabá investigados por operação da Polícia Federal
O Documento
A Prefeitura de Cuiabá afastou os secretários de Saúde, Célio Rodrigues e o interino de Gestão e ex-diretor da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Alexandre Beloto Magalhães de Andrade, por determinação da Justiça Federal. O s dois foram alvos da “Operação Curare”, deflagrada na manhã desta quarta-feira (30) pela Polícia Federal. A ação visa desarticular um grupo acusado de envolvimento em fraudes em contratações emergenciais e recebimento de recursos públicos a título “indenizatório”, em ambos os casos sem licitação.
Foram identificados a suposta existência de um esquema na prestação de serviços, especialmente no gerenciamento de leitos das UTIs Covid. Segundo a PF, o núcleo empresarial passou a ocupar, cada vez mais, postos chaves nos serviços públicos na secretaria municipal de Saúde e Empresa Cuiabana de Saúde Pública e, assim, se tornou um dos principais fornecedores da Prefeitura de Cuiabá, recebendo R$ 100 milhões entre 2019 e 2021.
Ao todo são cumpridos 21 mandados de busca e apreensão em Cuiabá, Curitiba (PR) e Balneário Camboriú (SC), além de medidas cautelares de suspensão de contratos administrativos e de pagamento “indenizatórios”.