17/05/2022 – Secretário de saúde é afastado por suspeita de beneficiar empresários em licitação de Candeias, RO
g1 RO
Jheniffer Núbia
Após uma denúncia anônima, Delegacia de Combate à Corrupção (Decor) deu início às investigações. Dois empresários suspeitos de receber vantagem também serão ouvidos pela Polícia Civil.
O secretário de saúde de Candeias do Jamari, Valter Queiroz, foi alvo de uma operação policial que apura desvios de recursos financeiros e vantagem em licitação a empresários do município. A ação aconteceu na manhã desta terça-feira (17).
As investigações por parte da Delegacia de Combate à Corrupção (Decor) começaram após uma denúncia anônima, que relatou contratações, por meio de dispensa de licitação, de forma que não demonstraram a vantagem na aquisição, mas beneficiaram dois empresários.
Segundo Aline Neiva, delegada responsável, a operação teve início com cumprimento de medidas cautelares de busca e apreensão, mas a investigação seguirá em andamento. O secretário e os empresários serão ouvidos. “Ainda estão sendo cumpridas buscas e apreensões”, diz a delegada.
O g1 entrou em contato com a coordenação da Semusa do município e aguarda retorno. A reportagem também tenta contato com o secretário Valter Queiroz.
As diligências da Polícia Civil buscam dar “robustez ao inquérito policial”, possibilitando a individualização das condutas de todos os envolvidos nas práticas delitivas, além do almejado ressarcimento ao erário.
Operação Derision
O nome da operação Derision significa na tradução inglesa “escárnio”, remetendo ao substantivo de desdém ou menosprezo dando conotação à forma de que a administração pública daquele município demonstra tratar os recursos recebidos.
Destaca-se que todas as medidas representadas pela autoridade policial foram deferidas pela 1ª Vara Criminal do Estado de Rondônia.