Valor Econômico
Daniel Rittner
A Infraero lançou ontem o edital para a instalação de um complexo com hotel de luxo e centro de convenções no aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio de Janeiro. O empreendimento será erguido nos antigos edifícios administrativos da Varig e da Vasp, com área total construída de 25.066 metros quadrados, que ficaram desocupados com a quebra das duas companhias aéreas e retornaram ao patrimônio da União há menos de três anos.
Conforme antecipou o Valor, em 15 de outubro, foi aberta uma concorrência internacional que prevê a exploração comercial do complexo por 300 meses (25 anos). O investimento exigido chega a R$ 67 milhões e a Infraero estima que a amortização ocorrerá, no máximo, em 16 anos.
A licitação prevê o pagamento mínimo mensal à Infraero de R$ 764,1 mil. Vence a concorrência quem oferecer o maior ágio. De acordo com o cronograma da Infraero, a abertura das propostas ocorrerá no dia 8 de janeiro de 2013. Após a assinatura do contrato, o ganhador da licitação terá 16 meses para fazer todas as obras necessárias – um “retrofit” dos edifícios – e inaugurar o empreendimento. Há a expectativa de que ainda seja possível ter o complexo funcionando antes da Copa do Mundo de 2014.
O edifício de cinco pavimentos da Varig deverá se tornar um hotel de no mínimo quatro estrelas, com 217 quartos. A antiga base administrativa da Vasp dará lugar ao centro de negócios, com previsão de funcionamento sete dias por semana, incluindo auditórios e escritórios multiuso. Um espaço não edificado de 8.432 m², que pode ser usado como estacionamento, e um balcão para reservas dentro do terminal de passageiros entraram no edital.
A fachada principal do complexo será voltada para a Marina da Glória, tendo vista para a Baía da Guanabara, Pão de Açúcar e Corcovado. A Infraero espera forte disputa na concorrência.