01/03/2018 – Suspeitos de fraudar licitações no interior de Alagoas são presos durante operação
Aqui Acontece
Cinco pessoas foram presas na manhã nesta quinta-feira, 1 º de março, no município de Jacaré dos Homens, durante uma operação deflagrada pelo Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), em parceria com as polícias Civil e Militar.
Segundo as informações divulgadas sobre o caso, os detidos durante a ação são ligados a Nativa Construtora Ltda, empresa acusada de fraudar licitações em pelo menos três cidades do Sertão de Alagoas.
As investigações do Gecoc tiveram início após uma denúncia anônima. Na sequência, houve o cumprimento de medidas cautelares que resultaram na apreensão de vasta documentação em algumas secretarias municipais.
Os promotores de justiça fizeram uma análise minuciosa dos papéis e comprovaram o envolvimento dos réus, que também contava com a participação de agentes públicos.
Durante a investigação ficou constatado que no período de 2013 a 2016, a Nativa praticou diversos crimes contra a administração pública em três municípios sertanejos. Até o momento, sabe-se que foram desviados R$ 703.710,76 de Pão de Açúcar. Os outros foram Poço das Trincheiras e Ouro Branco, mas o valor que o esquema movimentou nestes municípios ainda é investigado.
Na operação foram presos Paulo Jorge da Silva e Gabriela Maria Figueiredo Souto, sócios-proprietários da Nativa Construções Ltda; Anderson César Farias de Melo, identificado como representante legal da empresa; José Antônio Figueiredo Souto, procurador da construtora; e Alysson Henrique Ferreira da Silva, ex-sócio da Nativa.
Os réus, que já foram denunciados pelo Ministério Público, são acusados da prática de peculato, furto, falsidade ideológica majorada, falsidade ideológica, uso de documento falso, fraude em licitação, dispensa ilegal em licitação e formação de organização criminosa.
Todos os mandados de prisão foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital.