21/03/2011 – Solicitada auditoria do TCU sobre radares
Folha da Boa Vista
Dos 12 contratos assinados, disse a senadora, 11 foram fechados com empresas denunciadas pela reportagem
O Plenário deve apreciar amanhã requerimento da senadora Ana Amélia (PP-RS) para que o Tribunal de Contas da União (TCU) realize auditoria nos contratos firmados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), no âmbito do Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade (PNCV), para a instalação de lombadas eletrônicas, radares e pardais. O pedido foi motivado por reportagem veiculada no programa Fantástico, da TV Globo, que denunciou fraudes envolvendo várias empresas e prefeituras do país, muitas delas no Rio Grande do Sul.
Segundo Ana Amélia, o PNCV, sob a responsabilidade do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), tem gastos previstos de R$ 773,3 milhões com a instalação de 2.696 controladores de velocidade em 5.396 faixas. Dos 12 contratos assinados, disse a senadora, 11 foram fechados com empresas denunciadas pela reportagem.
Segundo Ana Amélia, a reportagem revela que as fraudes acontecem em diversas etapas: estudos técnicos, licitações, pagamento de propina a autoridades e retirada de multas do sistema.
Na sexta-feira, a Agência Senado publicou errata para corrigir o texto “Ana Amélia pede providências contra fraudes na aquisição de equipamentos de controle de velocidade”, segundo o qual a senadora havia solicitado auditoria do Dnit nos contratos.