G1 Santos
Viaduto Aristides Bastos Machado, inaugurado em 1976, terá seu primeiro grande restauro. Estudo da obra deve ser concluído em um mês.
A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, anunciou nesta quarta-feira (6) que abriu licitação para a contratação da empresa que fará o projeto executivo de recuperação estrutural do Viaduto Aristides Bastos Machado, uma das principais vias de passagem de veículos na cidade. A estimativa é de que o processo seja concluído em um mês.
De acordo com a administração, a ideia é que o projeto atualize o diagnóstico feito pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) sobre a construção, feito em 2013, e proponha soluções corretivas e preventivas, de modo a estabilizar os elementos que têm contribuído para a deterioração da estrutura.
Apesar de o laudo do IPT não indicar problemas que comprometam o viaduto em curto prazo, os estudos contribuirão para que a obra não tenha desgastes que acarretem na necessidade de uma intervenção corretiva de maior porte, e de custos mais significativos.
A intervenção de recuperação será o primeiro grande restauro desde a inauguração do viaduto, em 6 de novembro de 1976. Feito todo em concreto armado, ele foi idealizado pela Prodesan e possui 385 metros de comprimento, passando por cima do Túnel da Avenida Doutor Waldemar Leão, no Centro.