06/09/2021 – Documentos de prefeitura do interior do AP são achados em depósito no quintal de ex-funcionária pública
G1 AP — Macapá
Servidora era investigada por extraviar e ocultar a documentação referente a processos licitatórios do período entre 2017 e 2020.
Documentos públicos da prefeitura de Tartarugalzinho, a 203 quilômetros de Macapá, foram encontrados escondidos num depósito improvisado no quintal da casa de uma ex-servidora pública do município, que não teve o nome revelado. A apreensão foi feita pelo Núcleo de Inteligência do Ministério Público do Amapá (MP-AP).
O recolhimento dos materiais, armazenados em caixas e alguns até em processo de deterioração, atendeu a cumprimento de mandado de busca e apreensão decorrente da operação Octopus, deflagrada em abril, e que investiga fraudes em licitações de prefeituras municipais.
A servidora era investigada por extraviar e ocultar a documentação referente a processos licitatórios da gestão municipal no período 2017-2020. O gestor na época era Rildo Oliveira (PMDB), candidato derrotado na tentativa de reeleição para Bruno Mineiro (PSD), atual prefeito.
O Núcleo de Inteligência chegou até a servidora a partir de denúncias anônimas sobre a ocultação dos documentos, que após recolhidos serão analisados.
O sumiço foi percebido pelo MP durante as diligências da operação, onde não foram encontradas informações sobre as contratações do município, principais alvos da investigação da operação.
“Vale ressaltar que, ao serem feitas buscas e apreensões na Comissão Permanente de Licitação (CPL) da Prefeitura de Tartarugalzinho pela Operação Octopus, constatou-se que a maioria dos processos originais referentes às contratações das empresas investigadas não se encontravam no local”, detalhou a promotora de Justiça Thaysa Moraes.